quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Money money money, mooooneeey (Lembra? A música? Não? Ah!)

Estava passando À Procura da Felicidade na Tv essa semana e eu resolvi assistir, mais uma vez. Minhas outras experiências com esse filme foram no cinema e em casa mesmo em DVD. Ele me emocionou as três vezes que o assisti. Também, não era pra menos, tudo acontece de forma arranjada pra fazer a gente pensar que Chris Gardner tá ferrado e não vai sair da ‘ferração’ nunca. Hahaha (Isso raramente acontece nos filmes de Hollywood, só pra constar, em Hollywood quase sempre há final feliz, mas mesmo assim a gente pensa “Caramba, não é possível. Ele nunca vai sair dessa”).

O que se vê no filme inteiro é um homem atrás de...hmm, sim, dinheiro. A vida dele tá uma droga porque? Pela falta de dinheiro. Ainda dizem que dinheiro é a raiz de todo mal. Acho que deveria ser reformulado: “A falta de dinheiro é a raiz de todo mal” Tá, ok, pode não ser de todo mal, mas de muitos males com certeza sim.

O cara se vê abandonado por sua esposa (otariazinha ela também, mas dá pra entender), se vê sem casa, se vê com a triste tarefa de ter que enganar um filho de 5 anos pra tornar a dormida em um banheiro de metrô divertida. Damn, olha o que a falta de dinheiro faz. Sim, eu sou capitalista. Você que está lendo também é. Mesmo que diga que não, nas mínimas coisas todo mundo é.

A falta de dinheiro levou um monte de gente até se matar depois da quebra da bolsa em 1929, a falta de dinheiro leva um monte de gente a se matar todo dia.
O que é a felicidade mostrada no filme? Ter dinheiro, óbvio.

A harmonia de vários lares é quebrada após o início de uma crise financeira. No meu já foi quebrada, às vezes. É só umas contas se acumularem, o dinheiro pra pagá-las diminuir que as brigas começam. E, às vezes, nem são brigas por causa disso especificamente, mas “porque você ta sentado olhando pro teto?” ou “droga, você deixou a tampa da manteiga cair, sua idiota”. Nas mínimas coisas, porque a falta de dinheiro leva o stress ficar nas alturas.

Eu chego no ônibus e faltam 5 centavos, eu não posso ir pra casa. Eu fico estressada. Eu chego à livraria, olho pra carteira e faltam 2 reais pra o livro incrível que eu estou com muita vontade de comprar AGORA, eu fico estressada. Minha irmã pega 5 reais da minha carteira eu fico MUITO estressada. (sim, parece que além de capitalista eu sou meio mão de vaca. Mas isso não interessa a você, querido leitor)

No final do filme a gente vê que ele encontra a FELICIDADE, simplesmente porque agora ele sabe que vai ter dinheiro. Simples assim.

Bom, esse post capitalista foi só pra concluir que felicidade = dinheiro. HAHAHA

4 comentários:

  1. Conclusão: quero ser rica :( ter dinheiro demais e comprar tudo o que eu quero lol sim, sou capitalista tbm! ^^

    ResponderExcluir
  2. iji, já dá pra tu virar crítica de filmes ;P

    eheuehuheue

    "dinheiro nao compra felicidade, mas ajuda a trazê-la"
    pense num ditado certo :P

    ps: o filme é emocionante msm :)

    keep up the good work!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Acho que é o que todo mundo quer, Raabe hahaha

    Renan como sempre exageraaaado, crítica de filmes?! hahaha

    Realmente, ditado certo mermo.

    Bom, vou tentar continuando postando minhas noias haha

    Bjos. Brigada pelos comments ^^

    ResponderExcluir